Como chegar aqui:

História da ESAG

     

    FUNDAÇÃO E STATUS JURÍDICO


       A Escola Superior de Administração e GerênciaESAG foi criada em 1964, pelo então Presidente do Conselho Estadual de Educação, Professor Elpídio Barbosa, iniciando suas atividades em março de 1966, com a admissão da primeira turma.

    O primeiro ano de funcionamento contou com a participação de professores da UFSC e de profissionais de reconhecida competência e idoneidade moral na sociedade catarinense.

    Em 1969 foi firmado um convênio entre a ESAG e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), possibilitando a qualificação do seu corpo docente, por meio da Pós-Graduação em nível de mestrado.

    Durante sete semestres, a ESAG escolheu seus três melhores alunos e, assim, conseguiu formar 21 mestres, compromissados em retornar à instituição para assumir a função de professor.

    Além disso, já em 1979, a ESAG buscou construir relações com o exterior, com o apoio à formação de um quadro de professores PhD, seus primeiros doutores. Em 1987, seus professores criaram a Fundação de Estudos Superiores de Administração e GerênciaFundaçãoFESAG, uma instituição de direito privado destinada a preservar o nome e a história da Escola, além de servir de apoio às iniciativas do Centro de Ciências da Administração.

    Juridicamente, a ESAG passou por várias mudanças institucionais. Em julho de 1966 teve sua primeira reconfiguração formal. Deixou de ser a Fundação criada em 1964 e tornou-se simplesmente a Escolade Administração e GerênciaESAG. Seu patrimônio passou, então, para a FESC (Fundação Educacional de Santa Catarina), mantenedora da UDESC. Com o reconhecimento da UDESC, pelo Governo Federal, como uma das primeiras Universidades multicampi do país, a ESAG se transformou, em 1986, no Centro de Ciências de Administração - ESAG. Em 2007, com a aprovação do Regimento Geral da UDESC, pela Resolução Nº 044/2007 – CONSUNI, a Escola passou a ser denominada de Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas – ESAG.
     

     (Foto da casa onde iniciaram as atividades da ESAG)
     

     

    ESCOLA-EMPRESA-COMUNIDADE

    O lema da ESAG é “ESCOLA-EMPRESA-COMUNIDADE”, o qual reflete o pensar e a missão institucional. Desde o início, a Escola contou, em sua estrutura, com o Instituto Técnico (ITAG) e com o Diretório Acadêmico (DAAG), para dar vida e significado ao lema adotado. O ITAG tem por objetivo fortalecer o elo entre a Escola e a Comunidade, com a prestação de serviços em forma de pesquisas, consultorias, cursos, dentre outros. Além da forte experiência em ensino de graduação, os professores da ESAG dedicam volume expressivo de seu tempo a iniciativas de consultoria a empresas da comunidade e a órgãos de governo.

    O DAAG foi criado pelos próprios alunos, juntamente com a primeira turma da ESAG, em 1966. Na época, o país vivia sob a ditadura militar, o que fez com que as primeiras gestões do DAAG se posicionassem frente às questões políticas. O DAAG tornou-se, ao longo de sua história, um incentivador da capacidade empreendedora dos estudantes, sendo o berço de novas lideranças. O diretório exerce também um papel decisivo na promoção de iniciativas culturais e de integração da comunidade acadêmica. Atualmente, a Escola conta com a ESAG Jr., cuja missão é prestar serviços de qualidade na área da Administração, desenvolvendo talentos e competências para integrar escola, empresa e comunidade. Desde a sua criação, a ESAG Jr. vem ampliando seu reconhecimento nos âmbitos estadual e nacional.

     

     Primeira carteirinha do DAAG (foto cedida pro José Carlos Kinchecki)

     

    UMA ESCOLA EMPREENDEDORA E FORMADORA DE AGENTES DE MUDANÇA: “O ESPÍRITO ESAGUIANO”

    A ESAG foi criada a partir de um currículo diferenciado, baseado em uma dimensão de educação que fomenta e amplia o envolvimento com organizações públicas, privadas e não-governamentais e com profissionais, promovendo, assim, a integração entre ensino e trabalho, universidade e comunidade, teoria e prática, além da pesquisa e da extensão. A filosofia para ensinar da ESAG pode ser definida como uma integração de conhecimentos que parte sempre da realidade das organizações e das demandas e características da sociedade, para chegar à formulação de uma nova forma de ação, mais eficaz e efetiva.
     
    A ESAG vai além da formação de Administradores, buscando formar profissionais que sejam agentes de mudanças e de transformação social; que possuam responsabilidade social; estejam motivados e habilitados a trabalhar em equipe; sejam capazes de identificar e criar oportunidades de forma consciente, fundamentados nos mais modernos conceitos e técnicas do campo de Administração e da Economia.

    Ao longo dos últimos 45 anos, a Escola vem mantendo seu papel de destaque na sociedade catarinense e nacional, por meio da criatividade, empreendedorismo, nível de desempenho, esforço e amor dos acadêmicos, professores, servidores e parceiros que, articulados na direção de metas comuns, formam o maior patrimônio da ESAG: “O ESPÍRITO ESAGUIANO”.

     
     

    CURSOS DE GRADUAÇÃO BACHARELADO

    O Curso de Graduação em Administração da ESAG teve sua primeira estrutura aprovada em setembro de 1966. Com a linha de formação em Administração Empresarial, visa a formar profissionais com competências e habilidades para contribuir de forma diferenciada na gestão de diversos tipos de organização em um ambiente globalizado. Busca, também, estimular o espírito empreendedor dos alunos, preparando-os para atuar como agentes de mudança e inovação na sociedade.

    O Curso de Graduação em Administração Pública foi implantado em agosto de 2004 com a denominação de Curso de Graduação em Administraçãode Serviços Públicos. Busca a formação de administradores públicos éticos, reflexivos, conscientes do seu papel de agentes de mudança e comprometidos com o interesse público. Trata-se de uma iniciativa inovadora, que se propõe a reconceituar e enriquecer a gestão de serviços públicos, de acordo com os tempos atuais.

    O Curso de Graduação em Ciências Econômicas, com linha de formação em Economia de Empresas, foi implantado em 2008. Tem por objetivo formar economistas com visão integrada da sociedade, do Estado e do setor empresarial, habilitando-os a atuar em organizações de diversos portes, a fim de gerir recursos de maneira a elevar os padrões de excelência e produtividade empresarial.

     

    PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU


    O ensino em nível de Pós-Graduação lato sensu da ESAG teve início em 1977, com a realização de um Curso de Especialização em Administração Pública. Com mais de 30 anos de cursos lato sensu realizados, o Centro conta com aproximadamente 2.500 alunos egressos nessa modalidade de Pós-Graduação. Realizando cursos de modo presencial, a ESAG tem firmado convênios e parcerias com instituições governamentais e não-governamentais, nacionais e estrangeiras, em áreas como Marketing, Recursos Humanos, Gestão Estratégica, Administração Pública e Sociedade, Gestão e Controle do Setor Público e Gestão da Inovação.

     

    PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

    Em 1997, teve início na ESAG o Programa de Mestrado em Administração, reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina nos termos da Lei Darcy Ribeiro de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O Mestrado Profissional em Administração foi aprovado e recomendado pela CAPES no início de 2003 e está funcionando desde agosto de 2004. Os dois Cursos de Mestrado têm a mesma área de concentração: Gestão Estratégica de Organizações, abrangendo duas linhas de pesquisa: a) Organizações, Tecnologia e Gestão: propõe-se a realizar estudos e pesquisas em organizações, considerando um ambiente global, dinâmico e de educação continuada, abordando estratégias, decisões e ações voltadas à promoção de mudanças organizacionais e desenvolver tecnologias de gestão; b) Gestão da Coprodução do Bem Público: propõe-se a estudar e pesquisar a coprodução do bem público pelas organizações públicas, privadas e do terceiro setor, sob a ótica da gestão da accountability, considerando a responsabilidade social.

     

    IDENTIDADE INSTITUCIONAL

    A identidade institucional, expressa no lema ESCOLA-EMPRESA-COMUNIDADE, representa o alicerce para o desenvolvimento de quaisquer tipos de projetos e ações da ESAG, configurada pela missão, visão, princípios, finalidades e nas políticas gerais.

     

    MISSÃO DA ESAG

    A ESAG tem por missão realizar o ensino, a pesquisa e a extensão de modo articulado, a fim de contribuir na formação de cidadãos críticos, criativos e reflexivos, comprometidos com a ética e a qualidade de vida para o desenvolvimento das organizações e da sociedade.

     

    VISÃO DA ESAG

    Ser um Centro de referência nacional em inovação acadêmica e na criação, disseminação e aplicação prática dos fundamentos do ensino da Ciência da Administração e da Economia.

      
     
    Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas - ESAG / Av. Madre Benvenuta, 2037 - Itacorubí - Florianópolis - SC
    CEP: 88.035-001 - Telefone (48) 3664-8200
    © 2010-2012 SETIC - UDESC