Observatório Floripa Cidadã
O Observatório Floripa Cidadã é um programa de extensão da Udesc/Esag que tem por objetivo contribuir para o exercício da cidadania por meio de estratégias e instrumentos que favoreçam a reflexão e a tomada de decisão sobre o desenvolvimento de Florianópolis.
Suas linhas de ação em 2014 são:
i) Expressão e Comunicação Cidadã, projeto que inclui realização de pesquisa anual de percepção dos moradores sobre o bem estar na cidade de Florianópolis, e implantação de plataforma virtual contendo dados e indicadores sobre a cidade e canais de debate sobre os mesmos.
ii) Olhares sobre a Cidade, linha de ação que contempla: sistematização de indicadores existentes na Universidade, Floripa Te Quero Bem e órgãos oficiais sobre a administração e os serviços públicos em Florianópolis; acompanhamento do Plano de Metas do Executivo Municipal, com base na Plataforma Cidades Sustentáveis; coleta sistemática de novos dados, divulgação e análise das informações; promoção de reflexões sobre o futuro da cidade, discussões e mobilização na mídia, em conselhos e no legislativo sobre os resultados dos estudos.
iii) Formação Cidadã para o Controle Social - cursos, oficinas e comunicação permanente com conselheiros de políticas públicas, educadores, gestores públicos, jornalistas e
outros formadores de opinião em temas relacionados à área de atuação do Observatório.
iv) Institucionalização do Observatório na Udesc/Esag e articulação com parceiros na cidade e em redes locais, nacionais e internacionais.
A criação do Observatório Floripa Te Quero Bem foi motivada pelo envolvimento de docentes e discentes da Esag no Movimento Floripa Te Quero Bem e atividades da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e da Red Latinoamericana por Ciudades y Territorios Justos, Democráticos e Sustentables.
Em 2012, docentes do curso de Administração Pública da Esag participaram da elaboração do relatório Desafios de Florianópolis: Subsídios para Elaboração do Plano de Metas, apresentado aos candidatos à prefeitura.
Em 2013, docentes e discentes acompanharam a aprovação da chamada Lei do Plano de Metas pela Câmara de Vereadores de Florianópolis (emenda à Lei Orgânica do Município) e a elaboração do Plano de Metas para a gestão 2013-2016 da Prefeitura Municipal.
O programa de extensão Observatório Floripa Cidadã foi aprovado no Edital PROEXT 2014 (coordenado pelo Ministério da Educação). As ações de extensão articulam-se com o ensino na graduação em administração pública e no mestrado em administração da Udesc/Esag e com projetos de pesquisa. Dois projetos de pesquisa em curso no Grupo de Pesquisa Politeia tem relação direta com as ações do Observatório:
i) Engajamento Cidadão na Coprodução de Bens e Serviços em Saúde e Segurança Pública em Florianópolis; e
ii) Governança Democrática em Cidades Latinoamericanas: Estudo Comparado de Experiências de Accountability Social e sua Incidência em Cidades Argentinas, Brasileiras, Colombianas e Uruguaias.